Por Renata Abritta
As cervejarias Leuven (SP) e Schornstein (SC) assinaram um Memorando de Entendimento que indica a intenção de fusão entre as empresas e a formação da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA). O propósito da união é oferecer aos consumidores o portfólio das duas marcas produzido regionalmente, resultando em qualidade superior e preços mais competitivos.
O próximo passo, agora, é uma captação pública de recursos pela Leuven, através da modalidade equity crowdfunding. A cervejaria pretende captar R$ 5 milhões em rodada pública de investimentos que será aberta no dia 8 de agosto, pela plataforma www.kria.vc. Segundo Gustavo Barreira, CEO da Leuven, “a ideia é inverter a lógica atual, de microcervejarias com grande capacidade produtiva concentrada em um único local e montar uma estrutura capilarizada, com fábricas de médio porte espalhadas pelo Brasil e distribuição otimizada”.
O projeto também prevê a entrada de uma fábrica já em estágio de montagem na Bahia, consolidando assim, 3 unidades, em 3 regiões, Sul, Sudeste, Nordeste. De acordo com os dois executivos, as fábricas produzirão os estilos das duas marcas, podendo ser criada uma terceira marca em breve. “Estamos desenhando a arquitetura do portfolio da CBCA, trabalhando a estrutura e os pilares das marcas e em breve poderemos lançar uma terceira marca para atuar em um layer diferente das duas atuais. Ou, quem sabe, trazer mais uma cervejaria para este projeto”, vislumbra Gustavo.